quinta-feira, 19 de junho de 2014

Resenha: Divergente (Veronica Roth) + Filme



Depois que saiu o filme, praticamente o mundo inteiro ficou sabendo sobre uma das melhores distopias já criadas (na minha opinião): Divergente. Li o primeiro livro há um tempo atrás, bem antes de lançarem o filme, mas o blog ainda não existia para eu compartilhar o que achei. Então, hoje, cá estou eu para dizer o que achei do livro e do filme. Sei que estou atrasada, mas preciso começar pelo primeiro pra resenhar os outros (AVÁ).
Clique em mais informações para ler o resto  do post.
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição, e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.
Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

O que eu achei: Um dos melhores livros que li na minha vida, sério. Ele mistura ação, romance, ficção científica, e um sistema de sociedade tão diferente que chega a ser admirável a capacidade que a autora teve de construí-la. 

Beatrice (ou a nova Tris) muda da Abnegação para a Audácia, e o livro inteiro praticamente se passa na fase de seus testes e iniciação. O problema é que ela tem que manter um grande segredo: sua divergência. No final, isso não dá muito certo, mas acaba favorecendo-a em relação à os ataques que fará. Resumidamente, ela terá que salvar o mundo com a ajuda de seu companheiro Quatro, e arriscar as pessoas que mais ama por causa disso. 

O que são as facções? (Atenção: não clique nos links se você não quiser spoilers. Na verdade, as páginas só explicarão exatamente o que são as facções, nada relacionado ao ponto principal do livro) Audácia, Abnegação, Erudição, Amizade e Franqueza. 

Onde comprar: Submarino, Saraiva

***



O filme

Eu gostei MUITO da adaptação. Lembro que fiquei muito receosa em relação as partes que eles teriam que retirar e os cenários. Eu me surpreendi! Não me lembro de ficar tão emocionada ao ler, e nem de querer pular dentro do telão e espancar o Eric (chega de spoiler). Em relação ao elenco: se você já viu o filme de A Culpa é das Estrelas, provavelmente conhece a Shailene Woodley e o Ansel Elgort. Pois é, eles estão no filme, mas como irmãos. Fiquei muito feliz quando vi que o Quatro (ou Tobias) ia ser interpretado pelo ator Theo James, que é idêntico ao que eu imaginei.

Para vocês terem uma ideia, até minha família gostou. Meu padrasto pegou o livro emprestado e meu irmão mais novo (que a propósito antes de o filme começar estava emburrado, falando que seria chato), quando saímos da sala do cinema, saiu pulando nas paredes e no chão do shopping dizendo ser o Quatro NDLSKFNAKFSLAKJS.

O único ponto negativo é que cortaram duas das minhas partes preferidas. Não irei contar quais são, justamente para vocês procurarem ler o livro, mas quem leu (creio eu) vai saber mais ou menos quais são. 

Gostaram? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©