domingo, 29 de junho de 2014

Adapte-se















Às vezes não fazemos, sentimos ou vivemos certas coisas simplesmente por gostar delas. Às vezes é por necessidade, mesmo. Não quero ser pessimista, mas nos últimos dias andei descobrindo quem sou e o quê estou fazendo aqui.
Ainda existem mistérios escondidos atrás de meus olhos avermelhados e fundos por não dormir e chorar. Ainda existem mistérios escondidos em meus sorrisos espontâneos ou nas minhas lágrimas sem motivos. Ainda existem mistérios nos olhares que encontro pelas ruas. Ainda existem mistérios nas expressões das pessoas. Ainda existem mistérios na solidão. Ainda existem mistérios na felicidade. E eu preciso me adaptar a eles. E quem sabe desses mistérios? É impossível não responder de maneira confusa. Devo adaptar-me à isso.
Aliás, todos nós precisamos nos adaptar. Adaptar-nos com derrotas, com perdas, erros, danos. A maioria do que é feito, não pode ser desfeito, por isso deveremos usar as lágrimas como A Grande Chave da Adaptação. É perceptível que sou um fracasso em relação à conselhos.
Adaptar, para mim, não é apenas remoer o que não deu certo. É fazer de acontecimentos graves caminhos para coisas extraordinárias. É estar ciente de que ninguém é suficiente; de que todos avançarão com esforço.
Adaptar-se é procurar um lugarzinho para fugir em meio à uma multidão de coisas que tiram seu sono e deixam suas expectativas mortas. Adaptar-nos é encontrar, mesmo que sem querer, um meio-sorriso escondido no meio de um mar de problemas. Adaptação significa que você se acostumou com a ideia de que somos feitos de momentos e que a maioria deles podem ser bons com um pouco de esforço.
Por isso, adapte-se. Procure um lugarzinho na multidão. Sempre tem um, basta continuar procurando. Adapte-se com a ideia de que ele é pequeno e quase inútil, mas você cabe lá dentro. Talvez não do mesmo jeito que antes, mas cabe.
Para se adaptar é necessário tentar. É necessário suspirar, chorar, gritar, comemorar. Ou às vezes, se calar, abaixar a cabeça e seguir em frente. Não há garantias de que as coisas irão funcionar, mas não devemos procurar em nossos próprios pensamentos a garantia de que dará errado. Hoje eu vi na novela alguém dizer: “Às vezes, pensar direito é o oposto de pensar bem”. Entenda como quiser, mas acho esta frase estimuladora.
Adaptação também significa que devemos nos acostumar. Há casos onde procurar um buraco na multidão não vale a pena, não se ele for uma armadilha que te fará cair em um lugar fundo. Apenas continue andando com a multidão, procure um lugar dentro dela, e garanto que logo irá encontrar ruas diferentes.
Estamos todos nos adaptando. Com um corte de cabelo novo. Com uma nova música na playlist. Com um fora daquela pessoa que você pensava ser o grande amor da sua vida. Com a ideia de que você pode ser feliz (ou já é) com alguém de forma leve e inacreditável.
O significado não é um só. Se encaixa em quase tudo, mas é preciso pensar para achá-lo, eu diria, de forma “sentimental e stay strong”. Porém, acho que uma hora ou outra ele aparece sem que possamos perceber.

De qualquer forma, tentando ou não, iremos todos nos adaptar. 

Um bom motivo para eu mudar o nome do blog para Readaptar. Fiquem com Deus, e até a próxima.

16 comentários:

  1. As pessoas dizem que eu costumo me adaptar muito fácil as coisas, mas na verdade eu tenho uma visão muito rotineira, sou uma pessoa que gosta das coisas daquele jeito sempre, sem precisar mudar, e isso se torna complexo por que na vida sempre tem mudanças, e aí que entra o papel da adaptação.

    Gostei muito do seu texto, você escreve muito bem, e mesmo não gostando de novela, a frase tem super sentido e você fez uma boa colocação sobre ela.

    Beijos \õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o contrário! Meu grande defeito é que não consigo me "adaptar" direito à minha vida em geral, e é mais difícil ainda quando as coisas mudam, porque pra mim ainda não está bom. Depois que escrevi esse texto procurei mudar essa minha visão pessimista, e acho que tá funcionando.

      Obrigada, de verdade! Fico muito feliz com isso! <3 Ah, não acho que escrevo bem, só acho que amo escrever e fim kajdljasd. Também não gosto, ouvi essa frase quando estava no computador, justamente pensando sobre o quê escrever, e quando pensei em falar sobre adaptação a mulher disse isso. Não acho que foi coincidência, até porque a mulher disse em uma situação completamente diferente, mas eu gostei.

      Beijos

      Excluir
  2. Que texto incrível, sério. Pra mim é muito difícil me adaptar, minha psicóloga diz que sou muito presa ao passado, o que na maioria das vezes é ruim, enfim, gostei de ler.
    w-unicorns.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico tão feliz lendo coisas como essas que meu coração quase explode, obrigada, de verdade <3. Eu também era (sou) assim, mas com esforço ando tentando melhorar... Que bom que gostou, espero que volte outras vezes.

      Beijos!

      Excluir
  3. Tenho bastante dificuldade para mim adaptar com coisas novas, principalmente com pessoas novas, pois nem sempre ela são como as pessoas do nosso passado. Sempre mim achei uma pessoas bastante fraca por esse motivo! :/

    http://www.fluxoperfeito.tk/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, também sou assim. Acho que essa é a pior coisa ever, porque também tenho facilidade em desfazer amizades. Aí complica. Não é uma pessoa fraca, ninguém é. Se adapte com a ideia de que somos iguais e avançaremos com esforço, uai. :P

      Muito obrigada pela visita <3
      Beijos!

      Excluir
  4. Que texto lindo <3 Eu penso quando eu mudar de escola, amigos. Ai vai ser difícil me adaptar sabe? Adorei ler o texto. Qual era o antigo nome do blog?

    Beijos http://valentinices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor <3. Eu já mudei muito, então sei exatamente qual é a sensação de sentir-se assim. É um saco, mas querendo ou não somos obrigados à nos adaptar. O nome do blog era "Quatorze Luas".

      Muito obrigada (mesmo) pela visita! <3

      Excluir
  5. O texto é muito bonito, eu demoro tipo, um dia para adaptar a escolas e essas coisas... Gosto da minha rotina, tipo, sou aquela pessoa que não vive sem uma, que mesmo não seguindo, PRECISA ter algo para mantê-la no chão!

    Kisses, meluquices.blogspot.com // f-salad.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa <3. Ah, eu demoro mais um pouquinho e odeio minha rotina :P.

      Beijos!

      Excluir
  6. Leitora novaaaaa!! Adorei seu blog <3 <3 e vou acompanhar com certeza
    beeijos
    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaaayyy! Leitoras novas sempre serão bem vindas! Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  7. Ai que vergonha por causa da demora de comentar aqui, me desculpe :x
    Enfim, "Readaptar" é um nome bem criativo, amei *u*
    Seu texto foi lindo, amo textos ♥ e eu sou completamente difícil de me readaptar, se já estou acostumada com uma coisa ou lugar, é difícil me desapegar para me readaptar a outra coisa.

    Cherry Pump ~ Porto do Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas! A gente só comenta mesmo quando se interessa, e eu não sou interessante, muito menos o meu blog -q lkjsf
      Obrigada! <3
      Obrigada outra vez, anjo! Sim, eu também sou assim :(
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa, que texto em :p adorei cara, tipo, você escreve muito bem ♥

    Beijos || Keep on dreaming

    ResponderExcluir

©